Segunda-feira, 25 de Outubro de 2010
Projecto de investigação - Versão 1

Na passada sexta-feira tive reunião individual com a orientadora de projecto, esta tornou-se muito útil para mim, pois permitui-me recolher e esclarecer diversas informações acerca de como o projecto vai evoluir e por esse motivo houve a necessidade de criar uma nova versão do enquadramento teórico do meu trabalho, que em baixo apresento.

Foi-me ainda proposto pela professora Conceição Lopes que elaborasse um mapa conceptual do projecto para apresentar na próxima quinta-feira.

 

Enquadramento Teórico
  

Versão: 1

Data: 22/10/2010
Título: Estudo dos impactos da programação televisiva da SIC K em grupos de crianças dos 8-10 anos

Palavras-chave: Crianças, televisão, educação, informação, socialização, motivação, diálogo, cultura, ludicidade, interacção, programas, médium.


Resumo: Este trabalho surge da escolha de um conjunto de propostas apresentadas pela coordenação de Mestrado no âmbito da elaboração das dissertações de projecto do 2º ano do Mestrado de Comunicação Multimédia da Universidade de Aveiro.

O tema central do trabalho é o impacto que os programas televisivos têm nas crianças nomeadamente na faixa etária dos 8 aos 10 anos.

Este projecto terá como objecto de estudo a programação televisiva da SIC Kapa, um canal para crianças e exibido em exclusivo no MEO.

 

Finalidade: Estudar os impactos da programação dirigida a este grupo de idades através da recolha das orientações de um grupo de crianças entre 8-10 anos de idade, do distrito de Aveiro. Colocar em contraponto o agendamento, os conteúdos da programação da SIC K com outros canais concorrentes e com os interesses e motivações de crianças inquiridas.

 

Justificação: Creio que se trata de uma temática de estudo muito importante na medida em que cada vez mais as crianças passam mais tempo a ver televisão, pois existe muitas ofertas destes produtos e por vezes os pais e educadores desconhecem o que advém desse consumo.

 

Motivações pessoais: A minha escolha recaiu sobre este tema por se tratar de um projecto realizado em parceria com a SIC K, que é um projecto com grande impacto a nível nacional, por ser dentro do audiovisual que é a minha área de estudo, por me permitir obter mais conhecimento sobre o impacto que a programação televisiva tem nas crianças tema central do trabalho, uma área que me interessa bastante. Gostava de no final deste projecto realizar um documentário acerca do meu estudo e dos resultados obtidos com o mesmo.

 

Objectivos:

- Contribuir para o estudo aprofundado sobre o canal temático SIC K;

- Identificar os géneros de programação;

- Identificar os programas destinados para a faixa etária dos 8 aos 10 anos;

- Conhecer as ambições e interesses das crianças destas idades em relação ao consumo de televisão;

- Compreender as preocupações que os autores nacionais têm quando criam estes produtos;

- Identificar as preocupações dos responsáveis do Canal SIC Kapa têm no momento de comprar os programas para estas idades;

- Apresentar sugestões para o desenvolvimento e para a notoriedade do Canal SIC Kapa, tais como: Conteúdos e horários dos programas a exibirem;

- Identificar se os pais são audiência dos programas que são visualizados pelos seus filhos;

- Compreender se a visualização de alguns programas tem repercussões nas vidas das crianças;

- Identificar os efeitos comportamentais das crianças.

 

 

 

 




4 comentários:
De lpedro a 27 de Outubro de 2010 às 16:40
Olá.

Quando mencionas "grupos de crianças dos 8-10 anos" já tens alguma ideia relativamente aos critérios que vais utilizar para constituir esses grupos?


De Cecília F. Cristo a 27 de Outubro de 2010 às 17:19
Olá,

Não sei se estou a perceber bem a questão, mas já fiz contactos informais numa escola primária em Aveiro e será talvez por essa via que irei fazer o meu estudo.

Depois deste terei que trabalhar com alunos do 3º e 4º ano, filtrar os que tenham MEO e os que são consumidores desse canal.


De lpedro a 27 de Outubro de 2010 às 22:32
Olá.

Nestes contextos de investigação, a utilização do termo "grupos" normalmente indicia a formação de 2 conjuntos de participantes em função de um critério qualquer (por exemplo, estrato social e económico, literacia tecnológica, meio rural e urbano, entre outros). Como utilizas especificamente este termo (grupos) queria apenas saber se era essa a tua intenção.


De Cecília F. Cristo a 28 de Outubro de 2010 às 09:42
Olá,

Realmente não tinha pensado profundamente sobre isso ainda.
Tinha sim, pensado talvez estudar dois grupos os que são utilizadores habituais do canal SIC K e os que não são, e a estes apresentar-lhes alguns episódios e ver a reação e a opinião, mas terei de ver com a professora Conceição Lopes se isto faz sentido.


Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Amostra

. Modelo de Análise (Versão...

. Webbiografia

. Índice Preliminar

. Mapa Conceptual

. Creating the word: Conver...

. Metodologia

. Projecto de investigação ...

. Cronograma - Projecto

. Projecto de investigação ...

.arquivos

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds